Tipos de extintores
Tipos de extintores
Os tipos de extintores existentes são: extintores de pó-químico BC e ABC, extintores de CO2, extintores de água, extintores de espuma mecânica. Os extintores mais utilizados são: os extintores de CO2 e os extintores de pó químico.
Existem diversos tipos de extintores, para se ajustarem à origem do incêndio dos fogos. A origem dos focos de incêndio é baseada no material que alimenta o foco de incêndio, dividido em classes de fogos A, B, C, D e F.
Para saber que extintor deve utilizar, deve conhecer os seguintes tipos de incêndios:
Fogos Classe A: Estes fogos têm como combustíveis materiais orgânicos sólidos, deixando resíduos, em forma de brasas. É adequado utilizar extintores de: água, espuma ou pó ABC.
Fogos Classe B: Estes fogos são provocados por matérias facilmente inflamáveis (líquidas ou sólidas) que não deixam resíduos (ex: gasolina, álcool, tinta, etc.). É adequado utilizar extintores de: dióxido de carbono (CO2), espuma ou pó ABC.
Fogos Classe C: Estes fogos envolvem gases inflamáveis, como o gás natural, butano ou propano. É adequado utilizar extintores de: dióxido de carbono e de pó ABC.
Fogos Classe D: Estes fogos envolvem metais combustíveis como o magnésio ou o titânio. Este tipo de fogo exige produtos extintores especiais para os apagar, tornando-se adequado a utilização de extintores de pó químico D.
Fogos Classe F: Estes fogos envolvem produtos para cozinhar, como óleos e gorduras vegetais ou animais.
Nota: Quando os fogos envolvem equipamentos eléctricos, poderá ser indicado o agente extintor de Dióxido de Carbono (CO2).
Características por tipos de extintores
Extintor de CO2
Os Extintores CO2 são indicados para focos de incêndio em instalações elétricas sensíveis. Podendo ser aplicado em: salas de servidores, quadros elétricos e outros equipamentos elétricos sensíveis.
Os extintores de CO2 utilizam Gás Dióxido de Carbono para eliminar o oxigénio, e desta forma a “abafar” o incêndio.
As classes de fogo onde se aplica um Extintor de CO2 são:
- Incêndios de Classe B (líquidos inflamáveis: óleo, gasolina, álcool, tintas, vernizes,…)
- Incêndios de Classe C (gases inflamáveis: gás natural, butano, propano, etileno,…)
Veja alguns exemplos de Extintores de CO2, no nosso site.
Extintor de Pó Químico ABC
Os extintores de pó químico ABC, também designados de extintores pó seco, podem ser utilizados em indústrias, oficinas, comércios, carros, barcos e até em habitações.
Podem ser utilizados em fábricas, hotéis, hospitais, escolas, indústria química, laboratórios, camiões, carros, barcos, entre outros.
Veja alguns exemplos de Extintores de Pó Químico, no nosso site.
Extintor de água
O Extintor de água é aplicado no combate de um incêndio de classe A, ou seja, com origem em materiais sólidos, como tecidos, papel ou madeira. Provocando o arrefecimento dos materiais e assim diminuindo o foco de incêndio.
Extintor de espuma mecânica
Os extintores de espuma mecânica são os mais utilizados no combate a incêndios do tipo B, com origem em líquidos inflamáveis como álcool e gasolina. Mas também podem ser utilizados em Incêndios de classe A.
A espuma mecânica serve como uma espécie de manta, tem uma ação de arrefecimento e abafamento sobre o foco de incêndio.
Saiba mais sobre extintores no site da Segurança Online.